Teste de Impairment: como fazer e contabilizar, aspectos fiscais e divulgação

Análise do arcabouço normativo da contabilidade brasileira e do processo de convergência ao padrão internacional de contabilidade, em especial os aspectos pertinentes ao Terceiro Setor, bem como a aplicação da NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos (Impairment Test).

16 de janeiro / 8 horas / São Paulo / SP

Faça sua inscrição, clique aqui!

O que você vai aprender?

As diversas mudanças ocorridas nas legislações contábeis, especialmente nas que se refletem no Terceiro Setor, precisam ser amplamente entendidas pelos profissionais que atuam nesta área. Este treinamento apresentará aos participantes uma visão aprofundada das normas de contabilidade – IFRS, bem como as alterações advindas da Lei nº 11.638/2007 e dos Pronunciamentos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), na elaboração e análise das demonstrações contábeis, em especial a NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos (Impairment).

A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem, por meio da constante interação constante com os alunos. Haverá aulas expositivas com diálogos e debates, exemplificando procedimentos e técnicas profissionais; análise e interpretação de textos legais e normas profissionais; análise de estudos de casos; e resolução de exercícios.

Conteúdo Programático

Princípios contábeis brasileiros e o processo brasileiro de convergência às IFRS

Diferenças de práticas contábeis
BRGAAP
IASB

Normas Brasileiras de Contabilidade e os principais aspectos fiscais
Lei nº 11.638/2007
Lei nº 11.941/2009
Lei nº 12.973/2014

Órgãos regulamentadores
International Accounting Standards Board (IASB)
Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)
Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon)
Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
Superintendência de Seguros Privados (Susep)
Banco Central do Brasil (Bacen)

NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos (Impairment)
Identificação do ativo que pode estar desvalorizado
Mensuração do valor recuperável
Reconhecimento e mensuração da perda por desvalorização
Desvalorização em uma unidade geradora de caixa
Divulgação

Público-alvo

Gestores e técnicos de organizações sociais, empreendimentos sociais, institutos, fundações e sindicatos.
Administradores, advogados e profissionais de contabilidade e de responsabilidade social de empresas, organizações sociais, empreendimentos sociais, institutos, fundações e sindicatos.

Palavras-chave:

Contabilidade, padrão internacional de contabilidade, Terceiro Setor, NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos, Impairment Test, planejamento, administração, IASB, Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

Quem ministra?

Warley Dias

Mestre em contabilidade e controladoria pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é diretor nas empresas R&R Auditoria e Consultoria e Value Gestão de Negócios.