Cinco coisas que o e-CNPJ faz por você

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo já tem o certificado digital. Mas sabe o que ele pode fazer por você e sua empresa para simplificar vários processos?

Aqui, listamos cinco das funcionalidades mais importantes:

1- Receitanet

Com o certificado digital é possível enviar documentos e declarações pelo Receitanet, como a DCTF, por exemplo.

2- e-CAC

O Centro Virtual de Atendimento (e-CAC)​ é sua interface online com Receita Federal e o certificado facilita muito seu acesso. Lá, você agiliza uma série de serviços relacionados à Receita, como verificação de situação fiscal e consultas de notificações, entre outras atividades.

Lembre-se: fique sempre atento à caixa de mensagens dentro do e-CAC – é lá que você ficará sabendo quando a Receita quiser falar com você.

3- Escrituração Fiscal e Contábil

O SPED Contábil e Fiscal (EFD e ECD) podem ser assinados eletronicamente quando o representante legal ou o procurador da empresa possuem certificado digital.

Não custa lembrar: a entrega do SPED é​ obrigatória para todas as empresas contribuintes com a Receita Federal.

4- Imposto de Renda

Com o e-CNPJ também é possível verificar o extrato do Imposto de Renda da empresa rapidamente.

5- e-Social

O acesso à recente plataforma do e-Social também é facilitado e mais seguro com a utilização do certificado digital.

Outras funcionalidades

O e-CNPJ também facilita atividades do dia a dia, como emissão de notas fiscais eletrônicas, autenticação de documentos e geração de certidões. É importante destacar que todas as operações online possuem validade jurídica, além de zelar ​pel​a privacidade dos dados dos contribuintes.

Como obter

Os certificados digitais podem ser emitidos somente por Autoridades Certificadoras (AC) credenciadas no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). A Asplan, empresa de tecnologia do mesmo grupo da Seteco, é uma delas e emite diversos tipos de certificados digitais além do e-CNPJ, como o e-CPF, NF-e, Conectividade Social ICP e CT-e. Cada um com a sua particularidade, mas todos voltados para a segurança digital, praticidade e desburocratização de processos contábeis e financeiros. Mais informações: asplan.com.br/certificacao-digital/.

Fonte: www.seteco.com.br