Muitos consumidores já ouviram falar sobre o score de crédito. De maneira geral, esse score trata-se de uma pontuação de crédito que ajuda a avaliar o histórico financeiro recente de cada consumidor ou até mesmo de uma empresa.
A pontuação presente no score de crédito é usada pelas instituições financeiras na análise de risco de conceder crédito para uma pessoa ou empresa.
Em vista disso, essa pontuação é uma ferramenta usada pelas empresas para medir a probabilidade de um CNPJ ou CPF descumprir com suas obrigações financeiras.
Para fazer o cálculo desse indicador, utiliza-se informações de bancos de dados de birôs de crédito, tal como a Serasa. Tais informações acabam sendo incluídas no histórico de pagamento de débitos, os números de consultas feitas ao CPF ou CNPJS, bem como outros fatores.
Vale destacar que a pontuação do score de crédito varia de acordo com a metodologia usada pela empresa que faz a avaliação.
Na Serasa, a pontuação de score é avaliada pelo Serasa Score e a pontuação de crédito varia de 0 a 1.000. Dessa forma, quanto maior a pontuação do consumidor, menos o risco de inadimplência e, consequentemente, maior a probabilidade de conseguir crédito com melhores condições de pagamento.
Vale ressaltar que, além dessa pontuação, as instituições financeiras também podem levar em consideração outras informações para decidir se concede ou não o crédito ao CPF ou CNPJ.
Dentre as informações que a instituição pode solicitar estão:
Toda pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ) brasileira com dados na Serasa possui o Serasa Score associado ao CPF ou CNPJ.
As informações usadas no cálculo da pontuação do score de crédito podem ser conseguidas por meio de fontes públicas e privadas, tais como:
Um ponto importante que deve ser frisado é que as informações registradas no Serasa Score são sigilosas e só podem ser acessadas por instituições financeiras que precisam das informações para avaliar o risco de concessão de crédito.
Assim sendo, qualquer pessoa ou empresa, porém, pode acessar sua própria pontuação.
Para calcular a pontuação do consumidor, a Serasa desenvolveu alguns critérios que envolvem diferentes aspectos do CPF ou CNPJ e do seu histórico, confira:
Quanto mais alto o score do consumidor, maiores são as chances de conseguir crédito no mercado, uma vez que as empresas financeiras avaliam a pontuação em termos de risco de crédito.
Vale destacar que o Serasa Score indica a probabilidade de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos seis meses.
Por motivos de segurança, o Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para análise de risco de crédito, mas as empresas podem usar outros critérios, pontuações e políticas de crédito.
O Serasa Score é dividido em quatro faixas de classificação, as quais indicam o risco de inadimplência.
Para consultar o Serasa Score, o consumidor deve:
Com informações da Serasa Score
Publicado por: Lívia Macario
Fonte: contabeis.com.br